A velocidade da recarga pode variar por diversos motivos:
1. Porcentagem da bateria
As baterias carregam mais rápido quando estão vazias, ou seja, quanto mais próximo do 100%, menor a velocidade da carga. Isso ocorre para proteger o carregador e a bateria de altas voltagens e temperaturas extremas, prolongando a vida útil.
2. Usar o veículo enquanto carrega
Se você permanecer no carro durante o carregamento, ou deixar o veículo ligado, parte da energia será desviada para alimentar o ar condicionado, ligar as luzes, o rádio e outros acessórios. Além disso, o sistema de gerenciamento térmico também usa parte da energia para aquecer ou resfriar a bateria. Por isso que, às vezes, a exibição de kW no carregador pode ser um pouco maior do que a porcentagem indicada no painel do carro.
O ideal é que você desligue o veículo enquanto carrega, para tornar a recarga mais eficiente.
3. Desgaste da bateria
Embora leve tempo, as baterias podem se desgastar e perder a capacidade de carga ao longo de sua vida útil. Sempre que estiver carregando seu carro elétrico, considere desconectar após a carga atingir 80%, a menos que você realmente precise ter toda a autonomia disponível, como em longas viagens. Assim, você irá otimizar a bateria e preservar sua vida útil.
4. Limite de corrente e tensão do veículo e do carregador
Tanto o seu veículo quanto o carregador têm limites de tensão e corrente. Ao carregar em uma estação de 100 kW, você espera que a recarga atinja a potência de 100 kW, mas não é bem assim. A velocidade de carregamento depende do limite de tensão e corrente do seu veículo e do carregador.
Isso ocorre porque os veículos elétricos e os carregadores são inteligentes, então quando você conecta o carro a um carregador rápido, os dois fornecem a maior velocidade possível dentro de seus limites, para não sobrecarregar nenhum dos lados e prolongar sua duração.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.