Quando você solicita liberação para iniciar uma recarga, a Tupi vai verificar a forma de pagamento emitindo uma autorização temporária junto ao cartão. Esta garantia é uma reserva de crédito por volta de R$70, que é um valor aproximado de um carregamento em nossas estações.
Caso o valor da recarga seja maior do que a garantia inicial, é possível que sejam feitas novas cobranças. No caso de recargas com valores menores do que a garantia, ela será devolvida assim que o pagamento da carga for feito corretamente.
Em todos os casos, é realizado o processo de estorno dos valores não utilizados em até 1 hora após o fim da recarga.
Quanto tempo leva para o estorno ser realizado e para o valor correto aparecer na fatura ou no aplicativo do meu cartão?
Se a carga passar do valor pré-cobrado na reserva, quando será feita a cobrança da diferença?
Ainda durante a carga será feita uma nova cobrança, para garantir a continuidade do serviço.
A carga continua normalmente com a cobrança tendo sucesso ou será interrompida, caso não seja possível efetuar a nova cobrança. Na fatura do cartão pode aparecer mais de uma cobrança.
Tentei iniciar uma carga e não consegui. O que pode ter acontecido?
Algumas coisas podem acontecer para que o carregamento não se inicie, como por exemplo, uma falha no sistema de conectividade da estação ou mesmo um retorno do sistema de saldo insuficiente no limite do cartão. Caso utilize aplicativos para gerenciar o limite do seu cartão, basta liberar o limite e tentar novamente.
Não consegui iniciar a carga, o que acontece com a garantia?
A garantia é integralmente estornada até 1h depois da última tentativa. Este tempo serve para você poder tentar iniciar novamente, no mesmo local ou em outra estação, sem receber novas cobranças.
Após um erro ao iniciar, tive outra cobrança da reserva realizada no cartão. O que fazer?
Após 1 hora do processo de verificação, a garantia ou quaisquer valores não utilizados em recarga devem ser estornados. Se isso não aconteceu, procure o atendimento para um estorno manual.
Por que recebi uma notificação do banco?
É completamente normal que alguns bancos possam enviar uma mensagem de texto ou outra notificação informando que uma retenção de autorização foi aplicada ao seu cartão.
Isso pode acontecer no momento de uma liberação de recarga, ao adicionar um cartão no aplicativo ou mesmo um tempo depois.
Como posso visualizar o que realmente foi cobrado?
Verifique a sessão “Histórico” dentro da aba “Perfil” do aplicativo Tupi para conferir o resumo das recargas anteriores. Para cada carregamento, estarão listados o valor cobrado, a duração da carga, a energia carregada e a estação que a recarga foi realizada.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.